h1

Buracos ganham placas com publicidades para veículos

maio 25, 2009

(Jornal O Estado – 25.05.09)

Por Ivna Girão

Agência promove venda de amortecedores a pneus com seus respectivos preços

Isso é que é gostar de rir das desgraças da cidade. No mesmo dia em que a prefeita Luizianne Lins iniciou a ‘Operação tapa-buraco’, publicitários aproveitaram para inovar. Explorando o jeito moleque do cearense, a agência de publicidade G Marketing colocou, na sexta-feira, cartazes publicitários nos buracos das vias públicas para fazer propaganda de pneus para carros: “Aproveitamos a oportunidade de todos estarem reclamando para vender mais. Comunicação é criatividade e inovação”, frisou o publicitário Carlos Gama. Em uma das placas, colocada em uma cratera na rua José Leon na Cidade dos Funcionários, os dizeres ‘Cuidado, buraco’ alertam aos motoristas dos riscos na pista e publicizam a venda de amortecedores. Desrespeitando a legislação nº 8221/98 da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), até a tarde de sexta, duas das cinco propagandas, já haviam sido retiradas pelo órgão.

De um jeito brincalhão, o publicitário justificou que a ideia era “alertar à população sobre os buracos já que o Poder Público não faz isso”, brincou o dono da agência. Segundo ele, técnicos da Semam ligaram exigindo a retirada imediata: “na hora de brigar eles são rápidos. Por que não são tão ágeis assim para tampar as crateras?”, indagou Carlos Gama. Afirmando a necessidade de cuidados com as vias da cidade, Carlos Gama disse que a propaganda tem que se aproximar das rotinas e problemas do dia-a-dia para fazer sucesso.

Exigindo que as propagandas sejam regularizadas, a Semam notificou a agência pela propaganda inusitada. Segundo Maria Luiza Tavares, coordenadora da Comissão de Publicidade e Propaganda da Secretaria, “essa publicidade é indevida e pode atrapalhar o trânsito”. Ela disse que mesmo com a intenção de realizar um serviço, uma sinalização para os motoristas, a Agência G Marketing não cumpriu a lei de regularização. “Os publicitários se aproveitam da situação para ganhar dinheiro e vender. A Prefeita já está tampando os buracos”, finalizou a coordenadora. Mesmo com humor e criatividade, é preciso que a propaganda esteja conforme a legislação. A Semam prometeu retirar os outros cartazes publicitários e fiscalizar para que a moda não pegue.

» A cidade e os buracos. O que não falta é gente batizando as crateras da cidade e dando risada da situação. Segundo o publicitário Carlos Gama, a quebradeira de Fortaleza virou motivo de piada. “As pessoas querem se comunicar, explanar suas revoltas e exigir seus direitos. Não só com o intuito de vender, a publicidade tem também uma característica de serviço. Se meu pneu furar é a Prefeitura que vai pagar o conserto?”, riu. Segundo ele, a ideia de publicizar nos buracos é inédita: “sugerimos à empresa Fazauto e eles toparam. Até imaginamos que poderia dar o que falar, mas topamos a brincadeira que deu certo. Na próxima época de chuvas se um carro quebrar pela buraqueira, vão se lembrar dessa propaganda”, ressaltou Carlos Gama.

(http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=22&noticiaID=12852)

Anúncios

One comment

  1. Os órgãos públicos perdem tempo tentando proibir uma publicidade original que, apesar de um cunho basicamente capitalista, também serve para alertar motoristas menos atentos das crateras no meio das vias, enquanto poderiam cuidar do transtorno nada original causado pelos buracos.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: