h1

População lota Casa do Cidadão para retirar documentos

julho 21, 2009

Jornal O Estado – 10.07.09

Por Ivna Girão

Devido ao tiroteio no Centro quarta-feira, serviços atrasaram

Nem tudo voltou ao normal após o tiroteio no Centro na última quarta. Na Casa do Cidadão, rua Barão do Rio Branco, quem queria tirar documentos voltou para a casa com as mãos abanando. Com o tumulto do assalto, lojas fecharam e interromperam os serviços anteontem. Resultado: filas e mais filas, muita espera e reclamação. Os atendimentos para retirada da carteira de identidade foram suspensos ontem para agilizar as pendências do dia anterior. “Eu estava aqui na hora do tiroteio. Não consegui resolver nada com a confusão. Tive que vir do interior de novo para ser atendida. Não sei que horas vou sair daqui”, reclamou a estudante Odalice Pinto, do município de Ocara, que veio com outros 37 amigos de turma escolar. Alunos em férias se acumulavam nas filas de espera da Casa do Cidadão no Centro da cidade. “Muita dessa lotação se deve também ao período de recesso escolar em que chegamos a atender mais de 1.800 pessoas em um único dia”, frisou a coordenadora da Casa,Verônica Cidrão.

Espera e mais espera. Há que se ter paciência a fim de enfrentar a ‘saga’ para retirar documentos de identidade, carteira de trabalho e CPF, por exemplo. Desde às 7h da manhã de ontem, Adriana Olimpio tentava pegar a senha para fazer a documentação de sua filha. “No dia do assalto eu tinha chegado aqui às 4h da manhã e nada deu certo. Tive que voltar de novo e vou torcer que agora dê para resolver”, disse esperançosa a dona-de-casa. O que não falta é gente reclamando pela demora. Rita de Cássia não teve a mesma sorte de outros: já era o terceiro dia seguido que ela vinha à Casa do Cidadão e não era atendida: “desde o começo da semana que eu tento pegar uma senha. É uma falta de respeito ao cidadão. São três dias que perco meu trabalho”, frisou. Segundo a coordenadora da Casa, mais de 200 senhas são entregues diariamente para a população fazer a carteira de identidade.

Com o desespero de quem sabia que ia esperar muito, a estudante perdeu duas manhãs de férias para dar sorte em conseguir ser atendida. Sentada no chão, Jaqueline Oliveira possuía a ficha número 111: “agora que chamaram a senha 20. A espera vai ser grande ainda. Aqui é muita desorganização”, reclamou a jovem que já sentia a fome se aproximar com a hora do almoço. Mais paciente que a outra, Diego Rodrigues trouxe um livro para ler enquanto esperava a sua hora. “Aqui é um dia todo perdido. A gente chega bem cedo e não sabe que horas vai embora. Era preciso mais funcionários”, disse o aluno que deseja, com urgência, os documentos para concorrer às provas do vestibular.

Serviços de graça. Informando que na Casa do Cidadão é possível realizar inúmeros serviços gratuitos, a coordenadora Verônica Cidrão disse que o grande aumento nos fluxos de pessoas se dá pela eficiência e gratuidade de documentos como o CPF e a 2ª via de certidões de casamento. “Tentamos ao máximo oferecer o melhor que podemos. Durante esse mês temos a lotação devido aos alunos em férias, mas sempre oferecemos senhas para a maioria”, relatou a coordenadora que, na manhã do assalto no Centro, se desesperou. “Tivemos que suspender os atendimentos na última quarta, pois o tumulto e o medo do tiroteio foi grande. Teve até uma senhora que quis se jogar da janela de tanto pavor das balas”, relatou Verônica Cidrão. Na Casa do Cidadão do Centro são nove os serviços à disposição do público.
Em Fortaleza, duas Casas do Cidadão fazem a emissão de segunda via da identidade com até nove dígitos; emissão de CPF nos Correios; emissão da primeira e segunda vias da carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego com o Sine/IDT; emissão de segunda via da carteira nacional de habilitação com o Detran; atestado de bons antecedentes (folha corrida); além de guichês de atendimento da Oi, Cagece, Justiça Federal, Serasa e balcão da Ouvidoria e Controladoria Geral do Estado. Durante o ano passado, foram emitidas 35.097 folhas corridas, 107.561 identidades e 3.811CPF. “Vou tentar tirar um monte de documentos hoje. Vim com uma amiga para ver se aguentamos o rojão de tanta espera. É muita papelada e burocracia que a gente fica desinformada, parecendo barata tonta”, riu a estudante Sâmia Karine.

GUIA DE EMISSÃO DE DOCUMENTOS

- Carteiras de Trabalho:
Locais de emissão: Unidades de Atendimento do Sine/IDT
O que é necessário: Identidade, foto 3×4 recente com fundo claro. Para a segunda via: quando extraviada é necessário Boletim de Ocorrência e documento que contenha número da carteira.

- Identidade:
Locais de emissão: Casas do Cidadão e nos postos de identificação localizados no 6º, 12º e 18º Distritos Policiais.
O que é necessário: para solicitar a primeira via do documento de identidade são necessárias a certidão de nascimento ou casamento originais e uma cópia, mais duas fotos 3×4.

- Título de Eleitor:
Locais de emissão: cartórios eleitorais.
O que é necessário: Identidade original, comprovante de endereço, quitação com serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).

- CPF:
Locais de emissão: Agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.
O que é necessário: identidade do responsável (menores de 16 anos), identidade titulor de eleitor caso já o possua.

ONDE SOLICITAR

- O Instituto de Identificação do Ceará fica na Avenida da Universidade, 3265, Benfica. Funciona das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Telefone: 3101 2247

- A Casa do Cidadão do Centro fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1006. Funciona das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Telefone: 3101-5059

- A Casa do Cidadão do Benfica fica localizada na Avenida Carapinima, 2200. Funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Telefone: 3101-2248.

(http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=22&noticiaID=14589)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: